Hero image
Responsabilidade Corporativa

MSD para Mães

A cada dois minutos uma mãe morre em algum lugar do mundo em decorrência do parto. A maioria dessas mortes poderia ser evitada com tratamento e acompanhamento adequados. Mais: quando isso ocorre, o recém-nascido que ficou sem a mãe tem menos chances de chegar até os dois anos de idade. Seus filhos têm mais chances de deixar a escola, de ter problemas de saúde e de morrer prematuramente. Quando uma mãe morre, toda a família é afetada de forma muito significante. 

E foi por isso, para criar um mundo onde nenhuma mãe morresse por complicações relacionadas à gravidez e ao parto, que a MSD desenvolveu o programa MSD para Mães, em 2011, que aplica os conhecimentos científicos e de negócios da companhia global nessa batalha. A iniciativa já investiu, em dez anos, cerca de US$ 500 milhões para contribuir com a redução de mortalidade materna.

Os pilares do programa:

Fortalecimento dos sistemas de saúde; desenvolvimento de produtos e tecnologias para salvar vidas em cenários de baixos recursos; capacitação de profissionais de saúde e melhorias de unidades de atendimento para entrega de um melhor cuidado e assistência às gestantes; e empoderamento das mulheres na tomada de decisões mais bem informadas para que tenham acesso a um cuidado de qualidade e a um parto seguro. 

Nossos parceiros no Brasil 

No Brasil, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE), secretarias estaduais e municipais de saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), já apoiamos três iniciativas:

  • —  Programa Parto Adequado
  • —  Projeto-Piloto com Hospital Agamenon Magalhães
  • —  Projeto de Redução de Mortalidade Materna (RMM)

Pilares do projeto 

 CAPACITAÇÃO

Capacitar os principais agentes envolvidos nos cuidados à gestante de alto risco, com foco desde a identificação precoce de risco até o acompanhamento pós-parto.

ACESSO À SAÚDE

Implementar programas para melhorar a capacidade de gestão e ampliar acesso a cuidados médicos adequados e em tempo oportuno.

CONSCIENTIZAÇÃO

Trabalhar em prol da conscientização da população e do engajamento do setor privado.

 

Impacto do MSD para Mães no Brasil

Os projetos realizados nas 19 maternidades brasileiras comemoram belos resultados

83,6%

menos mortes maternas por hemorragia

70,6%

menos mortes maternas por sepse

8,3%

menos mortes maternas por hipertensão

18 mil

mulheres assistidas mensalmente