Hero image
Nossa atuação

Vacinas

Nosso trabalho com vacinas busca tornar doenças imunopreveníveis uma coisa do passado. As vacinas são um dos maiores sucessos em saúde pública da história.

Vacinas salvam vidas. E a história das vacinas no mundo se entrelaça com a da MSD

A MSD  atua no  descobrimento, fabricação e distribuição de vacinas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Desenvolvemos parte das vacinas contempladas incorporadas em programas de imunização pública, recomendadas pelas principais sociedades científicas e médicas nacionais e internacionais e organizações de saúde. 

Nossa companhia se orgulha de ter escrito uma boa parte deste legado para a humanidade, inspirados pelo espírito inovador de muitos cientistas brilhantes como o Dr. Maurice Hilleman, que desenvolveu mais de 40 vacinas ao longo de sua carreira na MSD.

Inventar e desenvolver vacinas é complexo e demorado. Para acompanhar o cenário de doenças que está sempre em constante evolução, continuamos pesquisando para ampliar o acesso às nossas vacinas, hoje e no futuro. 

O nosso trabalho continua 

Realizamos grandes projetos no passado. Hoje, trabalhamos para entregar grandes projetos no futuro.

Contando com uma infraestrutura moderna, cientistas reconhecidos mundialmente e um legado de êxito, a MSD está na vanguarda das descobertas e do desenvolvimento de vacinas que ajudam a prevenir inúmeras enfermidades.

Covid-19 (SARS-CoV-2):

No caso da Covid-19, investimos na pesquisa de duas vacinas candidatas para Covid-19 que decidimos descontinuar por apresentarem baixa eficácia nos estudos clínicos realizados. Apesar disso, estamos apoiando a produção da vacina da Janssen (farmacêutica da Johnson & Johnson), com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação contra a Covid-19 no mundo. Fomos bem sucedidos nas pesquisas de um medicamento antiviral oral para tratar a doença, já aprovado por algumas agências regulatórias.

Ebola:

Temos orgulho de liderar as principais pesquisas globais no combate ao vírus ebola (link para History). Nossas contribuições reafirmam a tradição da MSD de trabalhar na invenção de vacinas para prevenir doenças infecciosas emergentes.

Dengue:

Em parceria inédita, a MSD e o Instituto Butantan estão trabalhando no desenvolvimento da vacina contra a dengue. As vacinas baseiam-se na mesma tecnologia, desenvolvida pelo NIH (National Institutes of Health) dos EUA. Ambas são compostas pelas quatro cepas do vírus da dengue atenuados pela tecnologia de DNA recombinante, que são formulados juntos e liofilizados, permitindo seu armazenamento em temperaturas de refrigeração.

As novas vacinas experimentais desenvolvidas pela MSD e Instituto Butantan diferem das outras porque contêm o genoma completo (todos os antígenos).

A dengue é uma das principais causas de doença e morte nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Hoje, cerca de 2,5 bilhões de pessoas, ou 40% da população mundial, vive em áreas onde há risco de transmissão e a doença é endêmica em pelo menos 100 países da Ásia, Pacífico, Américas, África e Caribe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 50 a 100 milhões de infecções sintomáticas ocorrem anualmente, incluindo cerca de 500 mil casos graves e até 20 mil mortes, principalmente entre crianças. O Brasil é um dos países mais afetados pela doença, com milhões de casos nos últimos 10 anos.

VOCÊ SABIA?

A MSD acredita que existe uma necessidade importante de vacinas seguras e eficazes contra a dengue em todas as regiões tropicais do mundo. E esperamos poder contribuir para o esforço de saúde pública para reduzir o ônus da doença. 

Conscientização

Além do desenvolvimento de vacinas, a MSD também faz constantes campanhas de conscientização sobre doenças imunopreveníveis e a importância da cobertura vacinal. 
 
Conheça um pouco mais de nossas campanhas nas mídias sociais: 

Lab-Equipment-SSF-Pipette-tools-scale-360-1-HI_31_high
HPV pode acontecer

HPV pode causar certos tipos de cânceres. Mas a boa notícia é que você pode se prevenir.

World immunization week and International HPV awareness day concept. Woman having vaccination for influenza or flu shot or HPV prevention with syringe by nurse or medical officer.
O que você precisa saber sobre HPV

HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. E existem mais de 200 tipos de HPV, mas a maioria não se manifesta.

street children's games in classics. Selective focus.
Pular amarelinha, sim. Pular vacina, não

Brincar faz parte da natureza de toda criança. Proteger é da natureza dos pais.

corda
Pular corda, sim. Pular vacina, não

Quando você vacina seu filho, está protegendo o futuro dele. Pular corda, sim. Pular vacina, não.

Vacinados vamos longe

Uma nova etapa da vida sempre começa com uma vacina. A vacinação é um caso de sucesso para a saúde global e sua adoção salva milhões de vidas todos os anos. Um estudo publicado no boletim da OMS estimou que as vacinações contra 10 doenças – como HPV, sarampo, meningites, hepatite B, rotavírus, rubéola e pneumonias – realizadas em 73 países, entre 2001 e 2020, evitaram 20 milhões de mortes.

E quando falamos de vacinação, não nos referimos apenas à crianças. Adolescentes, adultos e idosos também se beneficiam de vacinas para proteção contra doenças imunopreveníveis.

A MSD apoia e incentiva a vacinação.