Hero image
Quem somos

Nossa história

Nunca devemos nos esquecer de que os medicamentos são para as pessoas, não só para os lucros. Sempre que nos lembrarmos disso, os lucros não deixarão de vir.

George W. Merck

Presidente da MSD de 1925 a 1957

 

Há mais de 130 anos somos guiados pela visão de que os grandes medicamentos e vacinas mudam o mundo

Nosso legado de inventar medicamentos e vacinas continua até hoje. Adaptamos o nosso negócio não apenas para o próximo trimestre, mas para o próximo quarto de século.

1891

Fundação

A Merck & Co., Inc. Rahway, NJ U.S. foi fundada em 1º de janeiro de 1891. George Merck, aos 23 anos, estabeleceu a empresa nos EUA para distribuir produtos químicos finos em toda a cidade de Nova York e nas áreas vizinhas. Merck & Co., Inc., Rahway, Nova Jersey, EUA é conhecida como MSD em todos os países fora dos Estados Unidos e do Canadá.

 

1899

Publicação da 1ª edição do Manual Merck (atual Manual MSD) 

Há mais de século, atualizamos e compartilhamos as melhores informações médicas para possibilitar decisões baseadas na ciência, melhorar o relacionamento entre os pacientes e os profissionais de saúde e melhorar os resultados de serviço de saúde ao redor do mundo. Atualmente, o manual está disponível gratuitamente em formato digital e em vários idiomas, dentre eles o português – não só para médicos, mas também disponível na edição para a família, com linguagem menos técnica e voltada para público leigo. Saiba mais

1925

George W. Merck tornou-se presidente da empresa

O filho de George Merck, George W. Merck, começou sua carreira no departamento de embalagem e expedição em 1914, e recebeu treinamento na maioria dos ramos do negócio. Ele lideraria a empresa durante a fusão de 1927 com a Powers-Weightman-Rosengarten Co. e voltou sua atenção para a construção da capacidade de pesquisa, catalisando a reputação da empresa para a inovação.

1933

Criação do primeiro laboratório de pesquisas

O Laboratório de Pesquisas MRL foi fundado em Rahway, Nova Jersey. O laboratório representou a nossa incursão inicial em pesquisas farmacológicas e incluía três divisões: Pesquisa Pura, Instituto para Pesquisas Terapêuticas e Pesquisas Aplicadas.

1936

Sintetização da Vitamina B1

Fomos os primeiros a sintetizar a vitamina B1 e publicamos os resultados no Jornal da Sociedade Americana de Química. O desenvolvimento permitiu a produção em massa da vitamina e, dentro de poucos anos, o produto tinha contribuído para a redução de deficiência de vitamina B. Nos anos seguintes, a empresa assumiu o compromisso de isolar e sintetizar vitaminas e ampliar sua disponibilidade.

Anos 1940

Descoberta da estreptomicina, antibiótico para tratar tuberculose

A tuberculose foi historicamente uma das principais causas de morte nos EUA. Em 1943, o Dr. Selman Waksman e Albert Schatz descobriram a estreptomicina, o primeiro tratamento eficaz para a doença. A MSD tinha apoiado o laboratório de pesquisa do Dr. Waksman e detinha os direitos de patente. Uma vez reconhecidos seus benefícios significativos para a saúde, a MSD abriu mão de sua patente sobre o antibiótico para garantir o máximo de acesso ao paciente.

1948

Entrada no mercado de saúde animal com sulfaquinoxalina

Após anos de extensivos testes, trouxemos a sulfaquinoxalina ao mercado. O produto, usado para prevenir a coccidiose, doença parasitária de aves, inseriu formalmente a empresa no campo da saúde animal.

1950

Desenvolvimento da cortisona

Dr. Lewis Sarett, pesquisador de Rahway, desenvolveu a cortisona. A droga foi utilizada no tratamento de artrite reumatoide, febre reumática e outras doenças crônicas relacionadas que muitas vezes eram fatais e para as quais não havia tratamento eficaz conhecido.

1950

Medicamentos são para as pessoas

Em um momento decisivo para a empresa, George W. Merck deu uma palestra no Medical College of Virginia em Richmond, durante a qual ele fez uma famosa declaração sobre como a comunidade médica e farmacêutica poderiam ser bem-sucedidas:

“Tentamos lembrar que a medicina é para o paciente. Nunca devemos nos esquecer de que os medicamentos são para as pessoas, não só para os lucros. Sempre que nos lembrarmos disso, os lucros não deixarão de vir.”

Todo funcionário da MSD sabe dizer essa frase, pois ela se tornou uma filosofia e parte da cultura da companhia até hoje.

1953

Fusão com Sharp & Dohme

A fusão para criar a Merck Sharp & Dohme (MSD), com sede em Rahway, Nova Jersey, EUA, reuniu nossas extensas instalações de pesquisa e fabricação química com o desenvolvimento farmacêutico da Sharp & Dohme, a expertise em marketing e a presença internacional. As instalações da Sharp & Dohme em West Point, Pensilvânia, foram incluídas na fusão.

1957

Fundação da MSD no Brasil

No dia 13 de julho de 1957 a MSD funda a sua primeira unidade no Brasil.

 

1957

Criação da Fundação MSD

A MSD cria a Fundação da empresa, instituição sem fins lucrativos dedicada à doação para a caridade, com uma contribuição inicial de US$ 500 mil. Até o momento, a Fundação contribuiu com centenas de milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos.

1958

Clorotiazida lançada para tratatamento da hipertensão

O lançamento da clorotiazida sinalizou o surgimento da MSD como uma empresa líder na área cardiovascular. Desde a introdução do Diuril, temos estado na vanguarda do desenvolvimento de novos tratamentos para combater a pressão alta e doenças cardiovasculares

Anos 1970

Tratamento para triquinose para animais

Em humanos, a triquinose é uma infecção causada pelo consumo de carne crua ou mal cozida e pode causar febre alta, dor muscular, inchaço e outros sintomas graves. Em 1961, uma equipe de pesquisa liderada pelo Dr. William Campbell descobriu o tiabendazol, a primeira droga conhecida por matar o parasita Trichinella em ovelhas, cabras, bovinos e suínos. Quando as populações de renas do Círculo Ártico tornaram-se gravemente afetadas por infecções parasitárias, cientistas da MSD viajaram para o norte para tratá-las com tiabendazol. O tratamento não só ajudou a proteger as renas, mas também os povos indígenas que dependiam delas para sobreviver.

 

1971

A vacina M-M-R

Além de ter inventado anos antes as vacinas contra caxumba, sarampo e rubéola, a MSD desenvolveu, aprovou e começou a distribuir uma vacina combinada contra as três doenças que foi desenvolvida por Maurice Hilleman e Eugene B. Buynak, a vacina tríplice MMR, do inglês mumps, measles e rubella.

1977

Primeira vacina contra doenças pneumocócicas

A vacina contra doenças pneumocócica polivalente da MSD foi aprovada. A pesquisa e o desenvolvimento da vacina foram realizados sob a direção do Dr. Maurice Hilleman.

1978

FDA aprova cefoxitina

A cefoxitina se torna uma importante opção de tratamento para muitas infecções causadas por certas bactérias, incluindo patógenos gram-positivos e gram-negativos.

 

1985

O maleato de enalapril é aprovado para tratamento da hipertensão

O maleato de enalapril, um inibidor de enzima conversora de angiotensina, utilizado para tratamento da hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva, foi aprovado pela agência regulatória americana, a FDA (Food and Drug Administration). Tornou-se o primeiro produto bilionário da MSD, em 1988.

1986

FDA aprova a vacina recombinante contra hepatite B

Nossa vacina recombinante contra hepatite B foi aprovada pela FDA, sendo a primeira vacina recombinante para uso humano. Em 1989, transferimos a tecnologia de vacina para a China, onde a hepatite B foi o maior desafio de saúde pública do país, com cerca de 100 milhões de portadores da doença.

1987

MSD recebe aprovação para a primeira estatina comercial

Introduzimos a lovastatina, a primeira da família de medicamentos estatina a ser aprovada pela FDA, utilizada para tratar dislipidemias (aumento do colestero). Emergiu de décadas de estudo por cientistas, incluindo nossa pesquisa, em todo o mundo.

1987

A MSD compromete-se a doar Mectizan na quantidade e pelo tempo necessários para eliminar a Cegueira do Rio

Em 1987, o CEO Dr. Roy Vagelos anunciou nosso compromisso de doar o medicamento Mectizan com o objetivo de eliminar a Cegueira do Rio. Para alcançar esse objetivo, nossos líderes reconheceram que muitas organizações com habilidades únicas precisariam trabalhar em conjunto como uma equipe, antes de existir o termo responsabilidade corporativa no mundo. Assim, o Programa de Doação de Mectizan foi criado como uma parceria público-privada inovadora que influenciou o desenvolvimento de outros programas de doação no futuro.

 

1996

Revolução no tratamento do HIV com a aprovação do sulfato de indinavir

Usado para o tratamento do HIV, o sulfato de indinavir foi aprovado pela FDA após um período de revisão de 42 dias, a aprovação mais rápida da história da agência americana. O medicamento revolucionou o tratamento de pessoas com Aids naquele momento.

1998

MSD lança nova classe de medicamentos para asma

Usado na prevenção e tratamento da asma, o montelucaste de sódio foi aprovado pela FDA. Resultou de quase vinte anos de pesquisa conduzida em nosso centro de descobertas em Kirkland, no Canadá, em uma nova classe de medicamentos para asma chamados bloqueadores de leucotrieno.

2006

FDA aprova sitagliptina para tratar diabetes tipo 2

O primeiro medicamento de uma nova classe chamada de inibidor de DPP-4 é aprovado para tratar diabetes tipo 2 pela FDA, a sitagliptina.

 

2006

Aprovada a vacina contra HPV

Ainda em 2006, a agência americana aprova a vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV, tipos 6, 11, 16, 18), para a prevenção de diversos tipos de cânceres causados pelo vírus. A segunda vacina no mundo contra câncer em seres humanos.

 

2009

Fusão com Schering-Plough

MSD e Schering-Plough concluem uma fusão e começam operações combinadas. A compra fez da empresa a segunda maior farmacêutica dos Estados Unidos em receita.

2011

Começa a iniciativa global MSD para mães

Em 2010, uma mulher morreu a cada dois minutos durante o parto e a gravidez. Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas. Em resposta, lançamos o MSD para mães, uma iniciativa global com parceiros para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres antes, durante e após a gravidez e o parto. Em 2019, o esforço atingiu mais de nove milhões de mulheres em 48 países de todo o mundo.

2014

MSD recebe aprovação acelerada de pembrolizumabe

A FDA aprova o medicamento pembrolizumabe, a primeira imunoterapia anti-PD-1 para o combate contra vários tipos de câncer. Anteriormente, havia recebido uma designação terapêutica inovadora da FDA.

2014

Bravecto é aprovado pela FDA para a divisão de Saúde Animal da MSD

Ainda em 2014, a FDA aprova o Bravecto (fluralaner). São os primeiros comprimidos mastigáveis para cães para matar pulgas e várias espécies de carrapatos por 12 semanas em uma única dose.

2019

Vacina contra ebola aprovada pela FDA

Da Guiné à República Democrática do Congo (RDC), o mundo estava lidando com os maiores e mais complexos surtos de Ebola desde que o vírus foi descoberto pela primeira vez, em 1976. Como os surtos permaneceram um desafio global à saúde, os cientistas da MSD, juntamente com numerosos colaboradores externos de todos os setores, permaneceram na vanguarda dos esforços para enfrentar essa doença mortal. Então, em 2019, a MSD recebe a aprovação da FDA para a vacina para a prevenção de doenças causadas pelo vírus ebola Zaire em indivíduos com 18 anos ou mais.

2021

MSD aprova o primeiro antiviral oral para tratamento da Covid-19 no mundo

Em outubro, a MSD recebe autorização para o molnupiravir, o primeiro medicamento antiviral oral para o tratamento de Covid-19 em pacientes com casos leves a moderados.