Hero image
Quem somos

Conheça a cultura organizacional da MSD

Desde 2018, a MSD vem passando por um processo global de transformação da sua cultura, o que chamamos internamente de New Ways of Working.

Novas Formas de Trabalho

Nossas Novas Formas de Trabalho proporcionam aos colaboradores maior autonomia e empoderamento, permitindo que tragam ideias, proponham e desenvolvam projetos dentro ou fora de sua área de trabalho. Adicionalmente, temos disseminado e incentivado o uso de metodologias ágeis com nossos times, o que proporciona a criação de um ambiente mais colaborativo, permitindo que se trabalhe em redes. Com isso, esperamos ampliar a perspectiva da contribuição que trazem ao nosso negócio, sendo estimulados durante este processo a experimentar novas ideias e novas maneiras de trabalhar. 

Nossa nova forma de trabalhar inclui

Do que devemos sempre nos lembrar

Cultura participativa

Em 2017, a MSD Brasil criou a iniciativa Juntos para Transformar (JPT), que trabalhou vários temas, de desenvolvimento de pessoas a processos internos, por exemplo. Atualmente, concentra diversos temas no JPT Cultura. Um grupo multidisciplinar com funcionários que estão em quase todas as áreas do negócio e se voluntariam para ajudar a mudar os processos, promover o bem estar dos colegas e fortalecer a cultura de inclusão da companhia, entre outros.

O grupo é divido em cinco frentes, seguindo o exemplo da metodologia ágil

Ações afirmativas para gerar, reunir e gerir elementos que causam satisfação, sensação de segurança, conforto, tranquilidade e o bem estar das pessoas, por meio do estado de equilíbrio entre corpo, mente e ambiente; sensação de suporte e estabilidade financeira.

Busca ampliar e gerir oportunidades de desenvolvimento às pessoas; ações para compartilhar conhecimento e boas práticas; ações para dar significado ao WoW (link), gerando ações/programas que intensifiquem o conteúdo e a prática.

Foco em desenvolvimento e fortalecimento do respeito às particularidades; que amplifique o Safe to Speak e o Walk the Talk; que amplie e cultive as relações no trabalho com confiança e segurança para as pessoas se posicionarem, gerando a sensação de acolhimento, sentimento de pertencer, empoderamento e bem-estar.

Essa frente atua na promoção de soluções de problemas que afetem diretamente o trabalho cotidiano e que possam gerar qualquer tipo de desgaste nas relações profissionais e interpessoais. Para isso, trabalha em ações afirmativas que busquem oportunidades de melhoria com metodologias ágeis, dando as pessoas mais tempo para o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal; ações para gerenciar a mudança (recursos, ferramentas, processos, estrutura e pessoas).

Expandimos nossa atuação além dos limites do próprio time. Alinhamos recursos (pessoas, processos, dados, produtos) para maximizar valor e diminuir retrabalho. Construímos uma relação com novos colegas para ampliar nossa rede. Fortalecemos as relações já existentes. Envolvemos outras pessoas para chegar a um melhor resultado para a empresa e para os pacientes.