Comunicamos abaixo informações relevantes aos pacientes e à classe médica.

A MSD continuará fornecendo medicamentos e vacinas essenciais na Rússia e doará todos os lucros da Rússia para causas humanitárias

Atualizado: 28 de março de 2022

Estamos tristes com a invasão da Ucrânia e continuamos apoiando a população ucraniana. Esperamos uma resolução urgente e pacífica; nossas principais preocupações são a segurança e o bem-estar de nossos funcionários, além de garantir que nossos pacientes e clientes tenham acesso contínuo a medicamentos e vacinas necessários para a saúde pública e dos pacientes.

Por razões humanitárias, a MSD tem a responsabilidade de continuar fornecendo medicamentos e vacinas essenciais na Rússia. A MSD vem salvando e melhorando vidas em todo o mundo há mais de 130 anos, e continuamos empenhados em fazê-lo. Qualquer lucro resultante dessas vendas será doado para causas humanitárias. Manteremos o intercâmbio científico de informações com as partes interessadas em áreas terapêuticas críticas. No entanto, a empresa não fará mais investimentos na Rússia. Isso inclui interromper todas as atividades promocionais, investimentos de capital e iniciativas de desenvolvimento de negócios. Além disso, a seleção e o recrutamento para ensaios clínicos em andamento e o planejamento de novos ensaios na Rússia foram suspensos. Continuamos tratando pacientes já inscritos em ensaios clínicos e coletando dados desses ensaios em andamento, e estamos trabalhando duro para garantir que nenhum paciente seja deixado para trás. A MSD não possui instalações de pesquisa ou fabricação na Rússia e opera em conformidade com todas as sanções internacionais enquanto trabalha para garantir o acesso contínuo a medicamentos e vacinas essenciais.

Durante este período trágico, o compromisso da MSD em ajudar as pessoas afetadas é inabalável. Usamos nossos recursos para ajudar a aliviar o sofrimento humano na Ucrânia. A MSD está tomando várias medidas para lidar com a crise humanitária, incluindo:

  • Entrega de molnupiravir para a Ucrânia por meio de um contrato de fornecimento e compra com o governo.
  • Doação de molnupiravir à Direct Relief para distribuição aos refugiados. Estamos nos preparando para doar cursos adicionais especificamente para pessoas afetadas pela invasão da Ucrânia.
  • Doações de produtos, incluindo PROVENTIL, um inalador usado em pacientes com asma, TIENAM IV (comercializado como PRIMAXIN nos EUA), um antibiótico usado para tratar infecções em pacientes hospitalizados e KEYTRUDA para pacientes que o necessitam. Estamos avaliando ativamente as necessidades de produtos adicionais.
  • Doação de US$ 1 milhão para parceiros humanitários, Cruz Vermelha Americana, Direct Relief, Corpo Médico Internacional e Projeto HOPE, fornecendo assistência urgente às pessoas afetadas na região.
  • Utilizamos nosso programa de doação para funcionários dos EUA e de Porto Rico para doar para os esforços de socorro da Ucrânia. A empresa corresponderá a 100% dessas contribuições. Os funcionários fora dos EUA podem receber uma contrapartida da empresa por sua doação à Cruz Vermelha e à Direct Relief, com a contribuição sendo 100% correspondida pela empresa.
  • Doação de vacinas MSD Saúde Animal para agricultores na Ucrânia, para apoiar a criação de gado e a produção de alimentos.

Em 28 de março, nosso total de doações em dinheiro e produtos era superior a US$ 65 milhões de dólares. A MSD continuará monitorando essa tragédia e atualizando sua resposta à medida que essa crise se desenvolve. O foco agora permanece em apoiar o bem-estar de nossos funcionários, fazendo o que for possível para garantir o acesso a nossos medicamentos e vacinas e continuando a usar nossos recursos para aliviar o sofrimento humano inimaginável na Ucrânia.


DESABASTECIMENTO TEMPORÁRIO DE PRODUTO

RECOMBIVAX® HB – vacina hepatite B (recombinante) – 10 MCG / ML e 5 MCG/ML: Informamos que a vacina RECOMBIVAX® HB está com sua comercialização temporariamente afetada devido à insuficiência da produção para atender a demanda do mercado; não sendo essa relacionada a aspectos de qualidade ou segurança do produto. Tão logo exista a normalização do abastecimento, comunicaremos.

GARDASIL® [vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante)] : Informamos que a empresa descontinuou temporariamente a importação da vacina GARDASIL® (quadri-valente) exclusivamente para o mercado privado. Ressalta que a descontinuação não está relacionada a nenhum risco à saúde da população que faz uso desta vacina e que as unidades disponíveis para venda em distribuidores, clínicas e farmácias poderão ser utilizadas normalmente, respeitando-se o prazo de validade do produto.  Vale ressaltar que a vacina quadri-valente está e seguirá disponível na rede pública através da parceria com o Instituto Butantan para as populações atendidas pelo Programa Nacional de Imunizações.


DESCONTINUAÇÃO DE PRODUTO

SIVEXTRO® (fosfato de tedizolida):  Informamos que a empresa descontinuou temporariamente a importação do medicamento Sivextro® (fosfato de tedizolida), pó liofilizado para solução injetável no mercado brasileiro por motivos comerciais e não há data estimada de retorno do produto. As unidades disponíveis para venda poderão ser utilizadas normalmente, respeitando-se o prazo de validade do produto.

ONICIT® (cloridrato de palonosetrona):  Informamos que a empresa descontinuou a importação do medicamento Onicit® (cloridrato de palonosetrona), no mercado brasileiro por motivos comerciais. As unidades disponíveis para venda poderão ser utilizadas normalmente, respeitando-se o prazo de validade do produto.