Avançando na pesquisa contra o câncer de próstata
Estima-se que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas nascidas homens foram diagnosticadas com câncer de próstata em 2022 em todo o mundo.
Mas esses pacientes não são apenas estatísticas ou números. Eles são nossos parceiros, nossos pais, nossos filhos, nossos irmãos e nossos amigos. Eles são nossos familiares lutando por melhores resultados e por uma chance no futuro. E é por eles que estamos lutando também.
“Globalmente, uma pessoa é diagnosticada com câncer de próstata quase a cada minuto. Por isso, estamos trabalhando com urgência para avançar em pesquisas e fornecer potenciais opções de tratamento para pacientes que vivem com essa doença.”, diz o médico oncologista, especialista em pesquisa clínica de próstata Kentaro Imai.
O impacto do câncer de próstata nos pacientes
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comumente diagnosticado e a quinta principal causa de morte por câncer em pacientes nascidos homens em todo o mundo. A idade média no momento do diagnóstico é de 66 anos. O câncer de próstata é mais propenso a se desenvolver entre pessoas afrodescendentes ou com histórico familiar da doença.
O câncer de próstata também pode estar associado a fatores genéticos. Várias mutações genéticas hereditárias, como as dos genes BRCA1 ou BRCA2, podem aumentar o risco de câncer de próstata. Esses tipos de mutações, entre outras, podem ser identificados por meio de exames de sangue e saliva (também conhecido como teste de biomarcadores).
Para os pacientes diagnosticados com câncer de próstata em estágio inicial, o prognóstico é promissor, com uma taxa de sobrevida de cinco anos de quase 100%. No entanto, para pacientes com câncer de próstata em estágio avançado, os resultados podem ser dramaticamente diferentes, e a taxa de sobrevida de cinco anos permanece baixa.
Nosso compromisso com a pesquisa do câncer de próstata
Nossa ciência, combinada com novas percepções sobre a doença, continua a nos orientar à medida que buscamos avanços clínicos para o câncer de próstata.
“Nossos cientistas estão trabalhando diligentemente todos os dias na tentativa de descobrir novas soluções para pacientes com câncer de próstata.”
— Dr. Kentaro Imai