News releases
A iniciativa busca contribuir para a redução da morbimortalidade materna e terá um projeto piloto em Sergipe, Amazonas, Pará, Goiás e Paraná.
São Paulo, junho de 2025 – O Einstein, com o apoio da iniciativa global MSD para Mães*, lançou o aplicativo Guia Obstétrico, uma ferramenta digital que visa contribuir com a redução da morbimortalidade materna por meio de conteúdos educacionais para profissionais de saúde, gestantes, puérperas e redes de apoio. A ferramenta, que faz parte do projeto Todas as Mães Importam, disponibiliza informações que visam aprimorar o cuidado durante a gravidez e o parto.
O Brasil registrou, em 2024, 43.196 óbitos maternos em mulheres de 10 a 49 anos, de acordo com o Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna[1]. O indicador aponta queda de 35% em comparação ao ano anterior (66.422), considerando a mesma faixa etária. Apesar da redução observada, cerca de 90% dos óbitos são considerados evitáveis. Com isso, o tema requer ações e projetos para melhoria, incluindo a disseminação de informações e o estímulo a hábitos saudáveis.
O Guia Obstétrico é um recurso digital gratuito, disponível para download nas versões iOS e Android. Desenvolvido por profissionais de saúde especialistas na área, a ferramenta apresenta temas como: score de alerta obstétrico, estratificação de risco de hemorragia e pré-eclâmpsia, risco gestacional, sintomas e sinais de alerta, entre outros. Todos os conteúdos disponíveis são baseados em evidências científicas e diretrizes atualizadas, proporcionando suporte na tomada de decisão durante o processo de cuidado.
Sobre o Projeto Todas as Mães Importam
Desde 2015, o Einstein tem trabalhado em projetos voltados à redução da morbimortalidade materna, com iniciativas de impacto local, regional e nacional. Parte desses projetos são realizados com o apoio do programa MSD para Mães, uma aliança com a farmacêutica MSD.
As iniciativas implantadas incluíram uma colaboração com a rede de atenção à saúde na Bahia, com o objetivo de reduzir a taxa de morbimortalidade materna na região. O projeto incluiu visitas técnicas, sessões de imersão virtuais e presenciais em Maternidades do Estado e Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), com o apoio das Secretaria Municipal de Salvador e Estadual da Bahia, para o compartilhamento de boas práticas e discussões sobre o processo de atendimento às gestantes e puérperas. Além disso, a iniciativa atingiu 69% de redução na razão de mortes maternas por todas as causas – muito acima da meta inicial que era de 30%.
Outra iniciativa realizada com foco na redução da morbimortalidade materna foi o projeto “Melhoria Rápida em Saúde Materna”. Com o objetivo de conscientizar a população sobre condições que ameaçam a vida de gestantes e puérperas, como hemorragia pós-parto, pré-eclâmpsia e sepse, o projeto contemplou Unidade de Atenção Primária a Saúde e Maternidades em várias regiões do país.
O aplicativo Guia Obstétrico faz parte da fase atual desse projeto e visa fortalecer o cuidado e apoiar profissionais da área e mães durante o período gestacional.
Essa iniciativa será implementada inicialmente pelo Einstein, com apoio da MSD, em Sergipe, Amazonas, Pará, Goiás e Paraná, com o objetivo de avaliar a eficácia do aplicativo antes de uma expansão nacional. Essa abordagem permitirá que mais mães tenham acesso a recursos e informações valiosas, contribuindo para a melhoria da saúde e bem-estar das famílias em todo o país.
*MSD para Mães é uma iniciativa global da MSD, conhecida como Merck & Co., Inc., Rahway, Nova Jersey, nos EUA e Canadá.
Sobre o MSD para Mães
O MSD para Mães é uma iniciativa global da MSD para ajudar a criar um mundo onde nenhuma mulher tenha que morrer ao dar à luz. Com um orçamento de 650 milhões de dólares e usando a experiência e os recursos empresariais e científicos da MSD, a iniciativa colabora com parceiros ao redor do mundo para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres durante a gravidez, o parto e o puerpério.
Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse: https://www.msdformothers.com/
[1] http://plataforma.saude.gov.br/mortalidade/materna/
Filter year:
Show more
Items per page
1-10 of 100