Personalidades do Esporte se unem em campanha para gerar conscientização do HPV em homens
November 26, 2025 11:21 am GMT-0300
Personalidades do Esporte se unem em campanha para gerar conscientização do HPV em homens
Pedro Scooby, Diego Lugano, Rodrigo Lima, Ítalo Ferreira, o humorista Menzinho e o pentacampeão Denílson se encontram no Museu do Futebol para discutir o comportamento sexual masculino e os riscos relacionados ao HPV
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) faz parte de uma iniciativa para alertar os homens sobre os riscos associados ao HPV (papilomavírus humano) que aumenta as chances de certos tipos de câncer também entre eles. A campanha “Cuide do seu – HPV em Homens: do tabu à imunização”, uma iniciativa da MSD apoiada pela SBU, foi lançada no Museu do Futebol, na quarta-feira, dia 22 de outubro, e vai chamar a atenção, entre outras coisas, para o fato de que o uso da camisinha (sozinho) não é garantia de prevenção para o HPV.
A campanha uniu esportistas e celebridades engajados na causa e marca o início de um projeto nacional que pretende discutir os tabus em torno da saúde sexual masculina e incentivar a prevenção do HPV por meio da informação. Durante o evento, foi apresentada também uma pesquisa inédita, realizada pelo Instituto IPSOS, com 300 homens, de 22 a 45 anos, nas cinco regiões do Brasil, que mostra que 64% dos homens desconhecem a relação entre HPV e um possível câncer1.
O levantamento revela ainda que mais da metade dos entrevistados acredita que o vírus não causa verrugas genitais, apenas 34% sabem que a infecção pode levar ao desenvolvimento de câncer, e 45% pensam que o uso da camisinha é suficiente para prevenir a infecção1.
Em homens, os sinais mais comuns do HPV são o aparecimento de verrugas genitais, e os cânceres relacionados ao vírus2. Estima-se que cerca de um em cada cinco homens com mais de 15 anos de idade está infectado com pelo menos um tipo de HPV mais dos tipos de HPV que pode causar câncer3.
A infecção pelo HPV está associada a cerca de 5% de todos os casos de câncer no mundo4, e mais de 80% das pessoas sexualmente ativas podem contrair o vírus até 45 anos4. “A amostra traz um alerta importante: muitos homens ainda acreditam que a camisinha resolve tudo quando pensamos em comportamento e prevenção sexual, o que é uma interpretação equivocada, especialmente quando falamos do HPV”, destaca a urologista Maria Clara Bicudo, da Faculdade de Medicina do ABC e membro da SBU.
O estudo evidencia que, embora 65% dos homens afirmem saber o que é o HPV, o vírus ainda não aparece entre as ISTs mais lembradas por eles, ficando atrás de HIV, AIDS, sífilis e gonorreia. Mesmo entre os homens das classes A e B1, persistem crenças equivocadas sobre prevenção e desconhecimento sobre a relação entre HPV e câncer, além da variedade de subtipos do vírus. As principais preocupações masculinas apontadas pela pesquisa estão voltadas ao câncer, às doenças cardíacas e aos transtornos mentais, evidenciando um foco maior em longevidade e estilo de vida do que em saúde íntima. Além disso, a rotina médica masculina ainda é restrita: em média, eles procuram de uma a duas especialidades, com predominância do Clínico Geral (76%), seguido por Dermatologista (38%) e Cardiologista (32%), reforçando um cuidado básico, mas pouco diversificado e personalizado1.
Campanha de conscientização
Criada pela MSD com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a campanha “Cuide do seu – HPV em Homens: do tabu à imunização” tem como objetivo informar, conscientizar e incentivar a prevenção do HPV, além de valorizar a saúde masculina. A iniciativa aborda desde os tabus que ainda cercam o tema até a importância da prevenção e do acompanhamento médico regular como medidas essenciais de cuidado com a saúde. Assim como a participação de públicos diversificados — que incluem o universo masculino, as mulheres e também as famílias —, o engajamento de celebridades e grandes nomes de várias modalidades do esporte é parte da estratégia, ajudando a ampliar o alcance da mensagem, quebrar estigmas e transformar o debate sobre saúde sexual masculina em uma pauta social e educativa.
“Desejamos incentivar os homens a se prevenirem e cuidarem mais de sua saúde. É urgente ampliar a conversa sobre o HPV também para os homens, porque prevenção é responsabilidade de todos”, afirma Fernando Cerino, diretor de Vacinas da MSD Brasil.
Mais informações sobre a campanha: https://cuidedoseu.com.br/
Sobre a MSD
Por mais de 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e do Canadá, cuja sede fica em Rahway (New Jersey, EUA). Demonstramos nosso compromisso com os pacientes e com a saúde da população, aumentando o acesso aos serviços de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. Hoje, a MSD continua na vanguarda da pesquisa para prevenir e tratar doenças que ameaçam pessoas e animais – incluindo câncer, doenças infecciosas, como HIV e Ebola, doenças raras e doenças animais emergentes -, pois aspiramos ser a principal empresa biofarmacêutica intensiva em pesquisa no mundo.
Sobre a MSD no Brasil
A MSD conta com mais de 1,3 mil funcionários no país, nas divisões de Saúde Humana, Saúde Animal e Pesquisa Clínica.
Recent Comments