Nossos esforços contra a Covid

Como uma empresa com um longo legado de pesquisa e inovações em doenças infecciosas, a MSD está totalmente comprometida a usar sua experiência para ajudar no combate à pandemia, que é um desafio científico e de saúde global incomparável e exige contínua colaboração entre a comunidade científica, empresas, governos e sociedade.
Já temos resultados muito positivos com as vacinas na parte de prevenção e o tratamento com antivirais tem o potencial de ser um forte aliado no combate ao SARS-CoV-2.
A MSD e a Ridgeback Bio estão colaborando para desenvolver e comercializar um antiviral oral para o tratamento da Covid-19 que atua impedindo a replicação dos vírus. A MSD é responsável pelo desenvolvimento clínico, registros regulatórios e fabricação.
No Brasil, recebeu em 4 de maio de 2022 a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. O medicamento está aprovado em 17 e é utilizado em mais de 30 países como Estados Unidos, Inglaterra, Japão.
O acordo é regido pela Lei de Inovação Brasileira que incentiva a colaboração entre entidades públicas e privadas para projetos colaborativos voltados ao fomento do desenvolvimento científico e tecnológico nacional, qualificação, pesquisa e inovação.
O processo de transferência parcial de tecnologia será realizado em diferentes fases, incluindo desde algumas etapas do processo produtivo, até a pesquisa do medicamento para eventual uso em profilaxia de Covid-19. Também é previsto o início de estudos experimentais de análise de atividade do medicamento em outros vírus também endêmicos no Brasil, como dengue e chikungunya.
O antiviral está sendo avaliado em dois estudos globais de fase 3, inclusive no Brasil, um como tratamento para pacientes ambulatoriais com Covid-19 confirmada, com até 5 dias de sintomas e o outro como profilaxia pós-exposição (PEP) para evitar a transmissão da Covid-19 entre pessoas expostas ao vírus. Os resultados deste segundo estudo como PEP estão previstos para saírem até o fim de 2022. Mais informações podem ser obtidas aqui.
Acesso amplo e equitativo
A MSD anunciou em 2021, antes mesmo da aprovação de seu antiviral, uma série de acordos para facilitar a disponibilização de genéricos do medicamento em países de menor poder de financiamento de seus sistemas de saúde, e após as aprovações regulatórias exigidas, tais como Índia, Afeganistão, Haiti, Etiópia, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Suriname, Serra Leoa, Timor Leste, Iêmen, Zimbábue, e mais quase 100 outros países.
Estes acordos globais de licença voluntária com produtores indianos e com a organização Medicines Patent Pool (MPP) são inéditos e visam o rápido e equitativo acesso ao medicamento no mundo. Com essas medidas, trabalhamos para criar um suprimento global suficiente de produtos de qualidade assegurada para atender a demanda global.
A MSD continuará trabalhando com governos, doadores, organizações globais de saúde, ONGs e parceiros genéricos de licenciamento para oferecer acesso a pacientes que precisem do antiviral em todo o mundo.
Retribuindo à sociedade
Em resposta à pandemia, mudamos nossa política de voluntariado para apoiar funcionários com formação em enfermagem e outras áreas médicas. Reconhecemos a necessidade de mais profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiras e técnicos de laboratório médico, para auxiliar na linha de frente de combate à Covid-19 e implementamos em 21 de março de 2020 um novo programa para permitir que nossos funcionários treinados em medicina doassem parte de seu tempo para ajudar suas comunidades, mantendo seu salário base.
Acesse aqui nossos folhetos informativos para pacientes e profissionais de saúde sobre LAVEGRIO (molnupiravir)

Fortalecimento da inovação
O notável ritmo de desenvolvimento de vacinas e medicamentos para tratar e combater a Covid-19 é uma boa notícia para nossa indústria e para a sociedade. É resultado direto de investimentos sustentados em pesquisa e desenvolvimento pela indústria farmacêutica baseada em pesquisa e parceria com empresas de biotecnologia, com a academia e com os governos. Aplaudimos esses esforços e contribuiremos para que perdurem.