MSD e Ridgeback anunciam acordo de fornecimento com a UNICEF para o Molnupiravir, primeiro antiviral oral contra COVID-19
January 18, 2022 5:05 pm -03:00
MSD destina três milhões de tratamentos que serão fornecidos no primeiro semestre de 2022 para uso em países de baixa e média renda
São Paulo, janeiro de 2022 – A MSD e a Ridgeback Biotherapeutics anunciaram hoje (18/01), com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a assinatura de fornecimento a longo prazo que facilita o amplo acesso global ao molnupiravir, primeiro antiviral oral contra COVID-19.
Sob o acordo, a MSD disponibilizará até 3 milhões de tratamentos do medicamento à UNICEF durante a primeira metade de 2022 para distribuição em mais de 100 países de baixa e média renda, seguindo as autorizações regulatórias.
A MSD desenvolveu o molnupiravir em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics. O medicamento foi autorizado para uso em mais de 10 países, inclusive nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Taiwan.
“A MSD está cumprindo o compromisso de tornar o molnupiravir disponível – de forma ampla, rápida e equitativa. Por meio deste acordo inovador com a UNICEF, milhões de pacientes em maisde baixa e média renda terão acesso ao molnupiravir no primeiro semestre de 2022”, disse Robert M. Davis, diretor executivo e presidente da MSD. “Estou orgulhoso com o fato de que os pacientes de baixa e média renda terão acesso, ao mesmo tempo, que as pessoas em países com renda mais alta”.
Para acelerar o fornecimento e acesso, a MSD investiu, em risco, a produção de milhões de comprimidos, concedeu licenças voluntárias aos fabricantes de genéricos e ao Medicines Patent Pool para ajudar a aumentar acessibilidade e qualidade no mundo, e celebrar acordos de fornecimento com governos e outras organizações, incluindo este acordo com a UNICEF.
O acesso global tem sido uma prioridade para a MSD e a Ridgeback desde o início de sua colaboração no molnupiravir. As empresas estão comprometidas em fornecer em tempo hábil o molnupiravir globalmente através da grande distribuição e fácil acesso.
NO BRASIL
A MSD solicitou o uso emergencial do Molnupiravir à Anvisa, no fim de novembro, e é provável que em meados de fevereiro, o medicamento já tenha a autorização para atender aos pacientes brasileiros.
Sobre molnupiravir
O molnupiravir (MK-4482 / EIDD-2801) é um antiviral experimental administrado por via oral de um potente análogo de ribonucleosídeo que inibe a replicação do SARS-CoV-2, o agente causador da Covid-19. Molnupiravir demonstrou ser ativo em vários modelos préclínicos de SARS-CoV-2, incluindo para profilaxia, tratamento e prevenção da transmissão. Além disso, dados pré-clínicos e clínicos demonstraram que molnupiravir é ativo contra as variantes mais comuns da SARS-CoV-2. Molnupiravir foi desenvolvido na Drug Innovations at Emory (DRIVE), LLC, uma empresa de biotecnologia sem fins lucrativos de propriedade integral da Emory University, e está sendo desenvolvido pela MSD em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics.
Molnupiravir também está sendo avaliado para profilaxia pós-exposição no MOVe-AHEAD, um estudo de Fase 3 global, multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que avalia a eficácia e segurança do molnupiravir na prevenção da disseminação da Covid-19.
Sobre a MSD
Por 130 anos, a MSD cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e do Canadá, cuja sede fica em Kenilworth (New Jersey, EUA). Demonstramos nosso compromisso com os pacientes e com a saúde da população, aumentando o acesso aos serviços de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. Hoje, a MSD continua na vanguarda da pesquisa para prevenir e tratar doenças que ameaçam pessoas e animais – incluindo câncer, doenças infecciosas como HIV e Ebola e doenças animais emergentes -, pois aspiramos ser a principal empresa biofarmacêutica intensiva em pesquisa no mundo. Para mais informações, visite www.msd.com e conecte-se conosco no Twitter, LinkedIn e YouTube.
Sobre a MSD no Brasil
Presente no Brasil desde 1957, a MSD conta com mais de 1,9 mil funcionários no país, nas divisões de Saúde Humana, Saúde Animal e Pesquisa Clínica. Para mais informações, acesse www.msd.com.br e conecte-se conosco no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram.
Sobre Ridgeback Biotherapeutics
Sediada em Miami, Flórida, a Ridgeback Biotherapeutics LP é uma empresa de biotecnologia focada em doenças infecciosas emergentes. A Ridgeback comercializa o EbangaTM para o tratamento do Ebola e possui uma linha de desenvolvimento de estágio final que inclui molnupiravir para o tratamento da COVID-19. O desenvolvimento do molnupiravir é inteiramente financiado pela Ridgeback Biotherapeutics e Merck & Co., Inc. Todo o capital da Ridgeback Biotherapeutics LP se originou de Wayne e Wendy Holman, que estão empenhados em investir e apoiar tecnologias médicas que salvarão vidas. A equipe da Ridgeback se dedica a trabalhar para encontrar soluções que salvam e mudam vidas para pacientes e doenças que precisam de defensores.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Nádia Santana – nadia.santana@merck.com – (11) 99910-6029
Ananda Vieira – ananda.vieira@merck.com – (11) 99311-6647
Recent Comments